sábado, 8 de setembro de 2012

SANTIAGO E ARREDORES 14 DIAS ---100% DESEMPACOTADO

Bom dia senhoras e senhores!!!!!
 POSTAMOS NOSSAS AVENTURAS EM SANTIAGO: - 14 dias 25Ago a 7Set.
Clique aqui para PROGRAMA que escrevi ANTES da viagem como proposta de passeios (37 paginas -word). Abaixo, tudo que escrevemos É APÓS a viagem. Bom proveito mochileiros!!

-INSTRUÇÕES 

            1- Se gosta de passeio CVC, PROCURE OUTRO BLOG/relato
            2 - Se vc não sabe se é mochileiro, essa é uma boa prova
            3 - Descanse ou durma NA SUA CASA.... Você pagou caro e esta longe, então aproveite até não agüentar mais.
            4 - Vc só conhece um povo, se andar de metro, ônibus e comer o que eles comem
            5 - Se vc ta com pouco dinheiro e muita disposição LEIA NOSSO RELATO/BLOG     

- INSTRUÇÕES GERAIS 


1- VISA TRAVEL MONEY
– Banco do Brasil te vende os dólares por uma boa cotação. Isso te garante que vc terá dólares comprados sempre pelo mesmo valor (paguei 2,09 por dólar no BB e issonão varia nunca mais. Exemplo: se em sua viagem o dólar subir para 2,19 não importa pois vc já comprou a 2,09 mesmo!!!
- ALÉM DISSO, o imposto IOF é de 0,38% da compra, contra 6,38% do seu cartão de crédito!!!. Seu cartão DÉBITO também é 0,38%.....o problema é q essa função nem sempre funciona no eXterior.
- (*) se levar VISA TRAVEL MONEY - ao sacar selecione a opção Extrangeiros e “em inglês” SAVING ACCOUNT.

2- NÃO PASSE RAIVA... PARA LIGAR PARA CELULAR... ligue 09 antes do numero!

3- SE O SEU HOTEL TEM WI FI - use o Skype. Vale muito a pena!!!!

4- A COMIDA QUASE 100% DOS LOCAIS É RUIM E CARA.... portanto se puder, prefira escolher o Menu Del Dia (entrada + prato principal + sobremesa), pois sempre sai mais em conta.


SABADO 25 - 1º DIA



            Chegamos a Santiago às 12h30min depois da passagem pela aduaneira encontramos o Du e a Ruth. Almoçamos no restaurante "Ars" com opções de sanduíche com papas fritas (+- 4000 pesos, saladas (+- 4000) e a vontade (8000 pesos) - comida mais ou menos.


DICA: Se vc tem pretensão de alugar um carro, está na hora de pegar o cartão de todo mundo e ver os preços..... Depois vc liga.

        Há 4 (quatro) opções de deslocamento do aeroporto para o centro da cidade.
            - Primeira: a mais econômica são os ônibus azuis chamados “CENTROPUERTO” (sai da ponta direita ou da ponta esquerda da calçada a cada 10min). Usar esse só se chegar de dia!!!!
            - Segunda: as vans chamadas “TRANSVIP”, que custavam 10 USD em 2010 (site http://www.transvip.cl/). Você pode reservar ASSIM que desembarcar!). Pode-se pagar em pesos chilenos, em dólares ou com cartão de crédito. Uma beleza para quem está chegando. Você diz o destino, o nome e endereço do hotel, e eles simplesmente montam uma van com mais 5 ou 6 pessoas cujo destino seja parecido. Deixam o passageiro em frente ao hotel! Uma beleza, muito seguro. Recomendo!
            -Terceira: A Tur-bus tem um serviço de micro-ônibus/van que deve custar, para dos personas, mais ou menos a metade do preço do táxi
            -Quarta: o táxi. Usamos a opção de táxi para ir ao nosso Apart no centro, uma vez que viajamos em 4. Para essa região é tabelado por 15000 pesos (7,5 dólares por pessoa).




            Chegamos a nosso Apart no centro. Excelente localização (Monjitas 744, há duas quadras da plaza das Armas (tem metro) e 2 do metro Bellas Artes. Muito bom, novo, silencioso, boa cozinha, 2 bons banheiros com banheira, razoável chuveiro e dois quartos c bons armários. O fogão elétrico é um pouquinho lento, mas dá para fazer a "bóia dos mochileiros". Há uma "chica" que varre a casa, lava a louça, troca as toalhas todos os dias.
            Há televisão e internet (que só funcionou no primeiro dia). Há internet na portaria do prédio também.
            Ao chegarmos Aline e Ruth foram ao supermercado e você mochileiro irá fazer como nós fizemos, ligar para formalizar as primeiras reservas de passeios.

            À noite nós fomos de táxi até o Mallsports (10000 pesos), um shopping muito legal em que o foco são os esportes radicais!!! Tem uma "pista" de montanhismo no vão do shopping!!! Tem camas elásticas grandes, alem de diversas lojas totalmente voltadas para o publico esportivo.


                  Do lado de fora, tem um local com onda artificial (estava fechado) e uma pista de patinação no gelo bem maior do que as do Brasil..........FOMOS!!! Aline teve um pouquinho de dificuldade, mas no final após uma "aulinha" mandou bem!!! E eu me relembrei dos meus tempos de roller!!! ótimo programa.



             Volvemos de táxi (mais 10000 pesos). DICA: deixe esse programa para um dia em que vc alugar carro, pois pode ir à noite depois que voltar de seu passeio turístico e assim não precisa pagar táxi caro!!! Além disso, se vc voltar (carro) de FARELLONES OU COLORADO OU VALLE NEVADO e vc for animado pode passar lá pq é caminho!!!
            O shopping fica na avenida Las condes depois dos 13000. É longe pra burro, mas recomendo.
                       --> Táxi do centro --> 10000 pesos
                       --> 30 min na pista de patinação - 3000 pesos



DOMINGO 26 - 2º DIA

         

Acordamos cedo e fomos para a praça das armas, estava vazia (domingo), mas muito florida. Passeamos por meia hora, visitamos a catedral, mas não entramos porque estava em cima da hora para a troca da guarda no palácio La moneda.






             Vimos o prédio dos correios e "carregamos" o monumento em homenagem aos povos indígenas, tirando muitas fotos.


             As 09h40min descemos pelo passeo Ahumada (vazio) ate rua La moneda onde vimos vários militares a pé e a cavalo e ficamos felizes, pois então hoje era o dia da troca da guarda no Palácio La moneda (dia sim, dia não) e me surpreendi. 


               Sou militar moderno e conheço poucas cerimônias, mas essa botou qualquer uma que vi no bolso!!! Que formatura!! Imobilidade!!!vibração!!!paixão!!!choque de calcanhares!!! Tinha que ser o pessoal de cavalaria para me alegrar!!!  Senhores aprendi muito com aquela formatura!!!


              E a farda......essa é um capítulo a parte pois não tem nenhuma dobra!! nem amassado!! é um traje longo!!! Dá uma olhada....


            A praça onde fica o palácio é extremamente bem cuidada (como todas as outras que visitamos) e dá excelentes fotos.


 Não esqueça de tirar com os cavalos também!!! Eles têm sapatos!!!


          Infelizmente o museu no subsolo do palácio estava fechado e seguimos em direção da Av Bernardo O´Higgins. Ela estava muito cheia devido a atividades esportivas (uma MEGA CORRIDA) de final de semana. Lá há uma IMENSA BANDEIRA simbolizando o patriotismo chileno:
OBS: No Chile se incentiva muito a pratica de esportes, mesmo sendo muito frio. Vimos inclusive corridas de bicicleta durante nossa estadia.

              Fomos andando até chegar à igreja de São Francisco, o primeiro prédio da cidade. Um lugar antigo cheio de história. Há um museu de arte sacra, com entrada barata (???$$) mas está em ruim estado de conservação, apesar de o último salão com quadros ser bem interessante, contando a história do FRANCISCÃO.


                 Saindo de lá vc entra para o meio do bairro e chega à Calle Paris - Londres. Estava vazia (domingo), mas a arquitetura é bem legal. Dava até para esquecer de que se está na América do sul. Copie essa nossa foto se os carros deixarem, pois fica bem legal!!!


          De lá voltamos para Av O´Higgins e subimos em direção ao cerro Santa Lucía. No meio do caminho matamos nossa curiosidade. Achamos um Dogguis (fast food daqui) e comemos o cachorro quente com Palta (abacate), típico daqui. É gostoso!!! Aline gostou também!!! E melhor, É RÁPIDO!!!!
            Logo ao lado achamos a feirinha de artesanato do cerro. É bem legal, tem coisas variadas e foi a 1ª vez que vimos a Lápisazuli, pedra semipreciosa que só tem no Chile e Afeganistão. Tem brincos a partir 1500 pesos (3 dólares). As toquinhas e bolsas típicas tem um bom preço e são boas lembrancinhas.
           


              Do outro lado da rua subimos pelo cerro Santa Lucía. É de graça e vc começa tirando fotos da arquitetura do térreo,

sobe escaleras chega à fonte de netuno, 
       
sobe mais até um lindo mirante com portais e flores onde pode avistar as Cordilheiras.


               Olha o Du e A Ruth Aeeeeeeee gente!!!


                   Subindo mais, vc chega ao topo que é muito bom para tirar fotos!!!! Por 100 pesos vc pode usar uma lupa pública.  


          Desça por um caminho diferente do que subiu e tome uma bebida típica do Chile (MOTE CON HUESILLOS), que é tipo um suco/chá de pêssego com mais pêssego ressecado dentro e flocos de trigo. Peça a pequena, pois é mais que suficiente, gelada e gostosa. (P - 500 pesos, G - 700 pesos).


            Andamos pelas diversas pracinhas e descemos em direção ao Castillo Hidalgo, excelente para tirar fotos. Descemos mais e saímos pela rua V. Subercaseaux após um Jardim Japonês mal acabado. Na rua fomos em direção ao Barrio Lastarria (praça mulato GIL). Ali, junto da região de BELLAS ARTES, se encontram os principais museus, galerias de arte, cinemas, centros culturais e ateliês. Na Mulato Gil ficam vários artistas tocando, pintando, desenhando, além de haver uma feirinha de antiguidades e decoração bem carinha. Alí, tem o MAVI( museu de artes visuais) bem bonito, mas mas mas mas, nesse dia tinha uma exposição cujo artista tinha a sexualidade aflorada demais para "puritanos" como nós (GOSTEI DISSO - KKKKKKK).  Acredite........... Tinha um cara com uma Lhama no meio da rua!!!Ele tava tonto e cobrou 1000 pesos para tirar 4 fotos com nossa máquina!!! Foi demais!!!


            De lá, tomamos um Táxi até a providência para chegar ao restaurante GIRATÓRIO que fica no topo de um prédio de 16 andares com uma linda vista da cidade/cordilheira (metro Los leones - pertim).


                 Ele gira em seu próprio eixo e vc começa a jantar vendo a neve na cordilheira e 20 minutos depois está vendo o centro da cidade!!!!! - Giro completo 360º = 40 minutos.


(NOVELA!!!). Escuta só!!!!......

                      Eduardo tinha tentado reservar na noite passada para nós... Queríamos ver o por do sol lá de cima. Disseram para chegarmos mais cedo, pois não havia vaga.... bom, CHEGAMOS CEDO...  A atendente falou que tava vazio e deixou a gente subir. Pedimos Pisco e uma garrafa de vinho e Ruth/Du refrigerantes. Ficamos esperando para pedir o jantar no por do sol..... Então, um dos garçons começou a praticamente exigir que pedíssemos rápido os pratos, para irmos embora rápidos. Deixamos para lá, mas como demoramos a pedir ele voltou várias vezes e nos ameaçou dizendo que se não jantássemos iria cobrar couvert de 1000 pesos cada e que teríamos que ir embora porque havia reserva para nossa mesa!!! (ACREDITEM..... O RESTAURANTE ESTAVA VAZIO!!! TINHA só mais UM CASAL!!

            O garçom é esse no fundo --> CUIDADO COM ELE, foi grosso, sem educação e tentou humilhar a gente, faço questão de colocar a foto dele.

            Frente à ameaça me indispus com ele e Aline chegou a dizer: - Pode deixar, SUA MESA ESTARÁ LIVRE ATE ÀS 7 DA NOITE!!!!......
            Então exigi que fosse atendido por outro garçom e quase fomos embora, se não fosse a educação refinada e o pedido de desculpas de outro garçom muito simpático. Quase estragaram nossa noite, por isso SEJAM BEM CLAROS E RESERVEM COM ANTECEDÊNCIA......SE possível PEÇAM PARA NÃO SEREM ATENDIDOS PELO garçom da foto acima. OBS: Fiz questão de dar uma gorjeta gordinha pro garçom educado - kkkkkkk
                Aline pediu Ceviche (entrada e não quiz pedir mais nada - acho q pelo preco)

                Eu pedi Salmão com papas fritas

            O Du e a Ruth pediram arroz e bife


              Ademais, por do sol SENSACIONAL, comida nota 6 e 130 reais a menos no seu Travel Money para o casal com Pisco, 1/2 vinho, 2 pratos e SEM sobremesa. OBS: A vista 360º de SANTIAGO VALE o investimento
      

             Saindo de lá, pegamos o metrô quase em frente e em direção ao centro paramos na estação SALVADOR (Haja disposição!!!). Lá vimos um lindo espetáculo de luzes e jatos de água na "Plaza de La Aviación" - Fuente de luzes!!! Lindo!!!! fotogênico!!!! Simplesmente increible!!! Depois de meia hora pegamos o metro e voltamos para casa


PRECOS: METRO 570 ou 610 ou 670 dependendo do horário

UFA FOMOS DORMIR, afinal já eram 21h30min do segundo dia!!!!!...


SEGUNDA 27 - 3º DIA

               -Acredita que às 7 da manhã ja estávamos pegando a vã????
              Acordamos muito cedo, pegamos metro, descemos na estação ESCUELA MILITAR e fomos em direção à galeria OMNIUM (Av. Apoquindo, n. 900).

            Fomos para El Colorado pq fica mais perto e tem uma van (9000 pesos - ida e volta) do próprio centro de ski El Colorado, Fone: 9873-5204. Nessa galeria tbém fica a Ski Total (do lado e mais cara) que tbém leva até el colorado e Valle nevado. Para quem quer fazer um bate e volta essa opção do bus é excelente. Preços nos sites. http://www.elcolorado.cl/ http://www.skitotal.cl/html/home_es.htm#. Chegue cedo!!(7hs).
         


O caminho é bem bonito mesmo, mas é muito sinuoso e a estrada é estreita e não muito boa. Apesar disso dá para alugar um carro e subir sem problemas.






       Lá em cima podemos ver que El Colorado, Farellones e La Parva são muuuuuito perto. Valle Nevado mais uns 15-20 min de carro. Fomos para Colorado.
            

            Chegando lá, pagamos um COMBO, com 2 hs de aulas em grupo para iniciantes + equipamento de esqui + Tickets somente para o ANDARIVEL da esquerda por 19500 por pessoa. se vc não esquia ainda, vale a pena. Roupas alugamos só luvas (eu e aline - 5000 pesos cada) e calça impermeável (7000 pesos) para Aline. OBS: disseram que luvas de couro não dão, mas É MENTIRA, DÁ SIM PARA INICIANTE.


      Depois da aula a corajosa da Aline e eu tentamos subir nos Andarivels(DIFÍCIL PARA INICIANTES). Caimos a bessa e eu consegui descer da metade do morro 3 vezes (caindo 200 vezes). O Du/Ruth desistiram com dores após a aula e foram almoçar.

COMENTÁRIO: El Colorado parece ser feito para quem já sabe esquiar. As aulas são boas mas eles não avisam direito que há um "CURRALITO" para iniciantes só para vc pagar aulas com eles. Além disso, quando vc descobre o curralito percebe que eles deixam a corda que te reboca para cima do morrinho desligada!!!! Questionei a um funcionário e ele me disse que não é comercialmente interessante para a empresa!!!! QUE ABSURDO!!!!
            Além disso, a área para se permanecer se vc não esquia é mínima!!! então OU VC ESQUIA OU FICA PRESO NUM PEQUENO ESPAÇO APRECIANDO A PAISAGEM!!
            Eu e Aline na raça fomos para o curralito, subimos a pé inúmeras vezes, fomos para um lugar longe e ainda fizemos um boneco de neve!!!! SÓ A GENTE MESMO!!

"O ILUMINADO" - Lá no curralito conhecemos BOB que simplesmente comecou a nos seguir. Quando sai do curralito desci do alto do morro pela última vez e ELE VEIO ATRAS DE MIM!!! QUE BENÇÃO!!!


DICA:
            1 - As 5:00hs fomos embrora e por causa das curvas intensas as meninas passaram mal (LEVAR UM MEDICAMENTO PARA NÁUSEA)
            2 - Leve um lanchinho pois lá é muito caro. Segundo o Du, eles  pagaram 160,00 reais por uma comida mais ou menos. Nós pagamos uns 15 reais por cada Mocacino.

                                              
                                         TERÇA 28 - 4º DIA


            Pela manhã, encaramos Santiago novamente, mais um passeio na Plaza das Armas e então metro verde para o surpreendente PARQUE QUINTA NORMAL. Lindo, bem cuidado, como todos os parques da cidade. Um lindo lago e charmosos museus com conteúdo bem interessante. Começamos pelo curioso Museo de Ciencia y Tecnologia (acho que 600 pesos) com diversas atividades e interações incluindo experimentos de física em tempo real!!!MUITO BACANA!!

            Ainda no Parque passamos pelo Museu de História Natural - novo, reformado e com um grande conteúdo e rica história.
 
             Finalizamos com o charmoso museo ferroviário, com uma grande coleção de trens e vagões antigos à céu aberto. Excelente para tirar fotografias (800 pesos).



            Fomos ao centro e almoçaamos na Pizza Napoli Moneda (La moneda, 1124): ESQUEÇA O LUGAR. É bem bonitinho (mais que os outros), é frequentado por muitos "homens de terno" mas definitivamente ---->; O CHILE NAO SABE FAZER PIZZA.
            1º -->; A massa é um bolo de tão grossa e NUNCA PEÇA SABOR A LO POBRE!!!


 -->; Vc acredita que vem um BIFE COM UM OVO MOLE em cima da sua pizza??? Pedi 2 vezes para trazerem o ovo mais duro e ele veio mole(nao sabem o q é gema dura) Valeu a experiência, mas achei a combinação muito estrana.....nunca mais.

-->; O Du pediu carne a Lo Pobre (vem ovo mole!!!) com fritas e arroz e disse q tava mais ou menos
Pizza a lo pobre família - 8400 pesos
Churrasco a lo pobre - 4600 pesos
Arroz - 1500 pesos
Jugo de framboesa - 1600 pesos
Refri - 1200 pesos
Vitamina (suco) laranja - 1900 x 2 = 3800 pesos


           Depois daqui pegamos o metrô vermelho Santa Lucía e fomos até a estação Escuela Militar. Andamos umas meia hora (dá pra ir de onibus!!! 11,15 ou 20) contornando o lindo prédio da Escola Militar e conhecendo belas ruas com "Apartamentos de Barão"


e chegamos ao famoso Parque Arauco, um belíssimo shopping que ferve no domingo. Tem uma área ao ar livre (Boulevard) e uma fechada com lojas, restaurantes de grandes redes, cafés, docerias, cinemas, teatro, boliche. É muito mais moderno e bonito que os shoppings do Brasil Aproveite para conhecer as suas grandes redes (como americanas, C&A no Brasil) chamadas RIPLEY, PARIS e FALABELLA só que infinitamente melhores e maiores com MUITAS variedades de itens. Dá para se perder lá dentro!!!
--------> No nosso caso vimos que brinquedos são a metade do preço do Brasil e ainda havia promoção de leve 2 pague 1 na RIPLEY!!! Nosso mulequinho agradece!!! Tem uns restaurantes bem legais a dois....


UFA!! VAMOS JANTAR??? UM BRINDE E ATE AMANHA !!!! aHHHHH Raviolli ao sugo!!!




                             QUARTA  29 E QUINTA 30 - 5º e 6º DIA



             Depois de grande estresse com uma locadora de carros pelo telefone, andamos ate a calle Portugal a procura de locadoras de carros (no way - dica do taxista), Pegamos novo taxi e fomos ao aeroporto (12000 pesos)... la tomamos um carro de uma locadora sem stand (loucos somos, mas cheios de fe) e fechamos por uma semana por 130000 pesos um Punto 2010. Diárias avulsas ficam em torno de 25000. Recomendo o cara que nos alugou o carro... foi de longe o melhor preço que vimos... 

  (diga que o Caleb indicou!! rsrsrs... o Cruzeirense)

                    Recomendo o aluguel do veículo...principalmente se estiver viajando em grupo, pois sai muito mais em conta, alem de te permitir uma liberdade de ir e vir que pacote nehum vai ter. Principalmente se tratando de Valparaíso e Vina Del Mar... pois vc pode ir aonde quer... voltar a hora que bem entender...

                  Saímos as 10:30 do aeroporto e chegamos a valpo as 12hs.  A estrada é perfeita! (tambem pudera, com tantos pedágios!!) a vista é linda demais... a cada instante nos deparamos com mais e mais bodegas... com suas infindáveis plantações de uvas! Se der, indico a vinha Casas Del Bosque... apesar de nao ter dado pra gente ir....


              QUE SUSTO!!! Como 1ª impressão, Valparaíso é uma cidade bagunçada e cheia de carros velhos!!!  


                       Parece um labirinto e quando ja ia me arrepender de ter vindo de carro chegamos ao PATA PATA HOSTEL (9000 pesos sem/ 8100 pesos com cartao HiHostels).  Boa recepcao, bom hostel, com café da manhã, água quentinha no banho, e uma atividade noturna diferente a cada dia da semana, sem contar que o Hostel fica na parte mais segura da cidade e muito próximo dos pontos turísticos...... OBS: Bom Hostel, mas para os exigentes É SIMPLES....







                 Seguindo pela própria rua do Hostel ( R Templeman) encontramos o restaurante Sabor Color. Comida surpreendente. Restaurante com cara de chique, com cara de caro, mas como foi indicado pela galera do Hostel entramos assim mesmo. Resultado serviço maravilhoso e os pratos sensacionais e muuuuito bem decorados. 

                   Os pratos foram muuuuuiiito melhores  que o caríssimo Giratório de Santiago.OBS: e olha que pedimos o menú del dia!!! 27000 para 4 personas com 4 sucos, 1 refri, entrada sopa, eu com fetuccini e Aline, Ruth e Du com carne de cerdo e tipo uma torta de batatas fatiadas sensacional. Olha que lindo o prato. --------->menu del dia 4250 pesos por persona.


                   De lá seguimos para o ascensor que fica no proprio final da rua Templeman e descemos para a regiao do porto, um pouco assustados com o "elevador velho" mas charmoso (300 pesos para subir ou para descer). Seguimos até o porto...... UMA CONFUSÃO....como todo porto e fomos em direção aos passeios de barco. Há saídas regulares por 2000 pesos por persona ou fretado que chorando sai por 20000 pesos totais e tem maior duração do que os convencionais------ADIVINHA...... Fretamos um destes........


              O passeio é bem legal e não demora muito para avistarmos os LOBOS MARINHOS, gordos e que dão até TCHAUUUU para turistas!!!KKKKKKK. A vista para a BAGUNÇADA VALPARAÍSO é bem interessante e o passeio vale a pena.


OBS: tem uma feirinha em frente ao porto que é bem legal também
              Em frente ao porto tem uma pracinha linda para tirar fotografias.... com o grandioso prédio da Armada de Chile como fundo.


             Saindo de lá fomos direto ao ascensor Cordilheira... tiramos algumas fotos no coreto... logo mais a frente tem também um Museo Militar..  muito bonito por fora... porém não entramos pois ainda estava em nossos planos ver o por do sol em Vina.... Subimos mais a frente pelo bairro e nao tardamos muito em descer novamente.... Se possivel vá mais a frente e conheça as lindas casas coloridas que tem naquele lugar! a vista também é um capitulo a parte.... da pra ver a cidade inteirinha!

               Descemos pelo mesmo ascensor (+ 300 pesos) e pegamos nosso carrinho... fomos até a belíssima cidade de Vina del Mar ... demos uma corridinha pois a intenção era pegar o por do sol na praia do Pacífico. 

            Deixamos o carro logo após o lindo hotel Sheraton, que fica bem na orla da praia e pertinho do famoso relógio de flores, símbolo da cidade. Foi o tempo de tirar belas fotos e admirar pasmados o belo por do sol sobre as águas do Pacifico....

              Pegamos o carro novamente e fomos conhecer um pouco a cidade... ela é COMPLETAMENTE diferente da sua vizinha Valparaíso... com seus moderníssimos prédios e belas casas dão um toque de luxo naquele pedacinho do Chile. Após lancharmos (no Mac Donalds) fomos até o Cassino da Cidade, que por conhecidência era bem atrás desta lanchonete. Para quem nunca foi num Cassino, vale a pena entrar e pagar 3800 por persona para ver como o mesmo é luxuoso, e como as pessoas perdem dinheiro tão facilmente lá dentro... para quem quer jogar seu destino é lá mesmo... mas para quem já conhece o lindo Casino de Buenos Aires, não está perdendo grandes coisas... e pode apenas tirar fotos da fachada mesmo.


             Retornamos ao Hostel, e chegamos a tempo de experimentar o chocolate quente com pisco, receita SECRETA do mexicano super legal que cuida de lá.
lá vai a receita: kkkk... uma dose de pisco, leite, coco ralado, canela e chocolate, claro.
             No outro dia, após o café da manha fomos conhecer uma casa do famoso escritor Chileno, Pablo Neruda, a casa se chama La Sebastiana e fica em Valparaíso. O ambiente é muito louco... e com muuuiitas escadas, mas vale a pena. De lá fomos conhecer o Museo a Céu Aberto de Valparaíso... que na minha sincera opinião não é lá grandes coisas, é só mais um pedacinho daquele bairro confuso cheio de escadarias com suas casas bem coloridas, mas vale a pena pelas fotos.



     
            Retornamos até bem próximo da La Chascona, onde almoçamos no Restaurante Donde Lucas. que é gerido apenas por duas mulheres super simpáticas e que com certeza dão conta do recado. O lugar é simples e a comida é muito boa. Pedimos o menu del dia (4200 pp), incluindo entrada, prato principal (pode ser frutos do mar) e sobremesa.

            De lá seguimos para Vina, com a intenção de conhecer o Palácio Rioja e o Museo Fonk, onde está o Moai que foi trazido da ilha de páscoa. Contudo o palácio estava fechado devido ao terrmoto de 2010, mas o museu é bem interessante (2000 pp).


Dica: Volte mais cedo e pare em mais uma vínicola se estiver de carro, ou volte mais tarde e curta a noite Culture de valpo, e durma mais uma noite ou volte para santiago mais tarde.



                             SEXTA 31 - 7º DIA - OUTLETS 



           Bom, Quilicura é um tanto quanto distante do centro de Santiago, mas vale a pena ir... e dá para ir de carro, embora agente tenha se perdido um pouquinho (só pra variar...) mas se vc tiver GPS vai facilmente. Este bairro nada mais é do que um aglomerado de shopings, que vão desde as marcas mais famosas até roupas de péssima qualidade.... mas se vc tiver paciência dá para garimpar boas pérolas.... Aline por exemplo, conseguiu comprar calças da Ellus por 30 dólares, calça da Calvin Klein por 40 dólores.... e aí por diante. Uma das coisas que mais vale a pena sãos as lojas de artigos esportivos, como a loja da Addidas, da Nike e Umbro. Nesta última, comprei camisa original do Colo Colo  por 25 dólores.








                              SÁBADO 01 - 8º DIA - VINÍCOLAS


                             Neste dia fomos até as vinículas que ficam situadas próximo ao centro... é super fácil de chegar, nem nos perdemos (por mais incrível que pareça), fomos de carro, mas quem quiser dá pra ir fácil de metrô também (só na Cousino Mancul, descer na estação Quilin). Fizemos o agendamento prévio por telefone no mesmo dia, antes de sair do hotel. Mas se vc puder se programar, não agende de última hora, e prefira não ir aos sábados... pois várias vinícolas não abrem neste dia (principalmente as menores....). Se tivessemos feito isso, teríamos conseguido (de carro) ir a 3 ou 4 vinícolas ao invés de duas.



                       A Vinícola Cousino Mancul é um charme, é uma das mais antigas do Chile, e ainda continua sendo administrada pelos descendentes da família. A visita inclui conhecer as parreiras, o processo de fabricação do vinho, as adegas e passear pela história da família, assim como sua enorme coleção de garrafas de quase um século. Vale muito a pena visitar, pois nao é um tour "comercial" e sim, cheio de tradição. O tour custa 7mil pesos e inclui a degustação de dois vinhos e você ainda leva a taça com a marca da vinícola para casa de presente. Se quiser, aproveite para levar alguns exemplares pra casa.... o preço é muito inferior ao comercializado no Brasil.... levamos 2 garrafas do Gris e 2 Antiguas Reservas. Uma dica legal é tentar ir à vinícola Aquitânia, pois ela faz divisa com a cousino e dá para ir a pé. Infelizmente não pude atender a essa dica de um sommelier da Viu Manent que conheci porque ela estava fechada por ser sábado!!!




            Comemos uma bobaginha numa padaria em frente pois nao havia nenhum restaurante que prestasse na redondeza e seguimos em direção à Almaviva de carro. Essa é uma vinícola que pertence ao grupo Concha y Toro mas que vende vinhos MUUUUUITO caros e raros. A facilidade de chegar de carro deu lugar à tristeza por estar fechado!!!!!! há um lindo portal na frente, mas nao foi o suficiente. Fomos entao à concha y toro. Se fosse de metro seria estação Puente alto + taxi/onibus. Chegamos e fizemos o segundo nível de passeio (o  tur Marques de Casa Concha... é 18000 pesos por pessoa, este passeio inclui o tur normal, e no término, a degustação)
                    


      A Concha y Toro é um passeio para turistão.... tanto é que tava lotado de brasileiros por todos os lados.... Da mesma forma, a guia te apresenta as parreiras, mostra como é feito o vinho.... e no porão onde fica armazenado o vinho nos barris, mais especificamente o vinho Casillero del Diablo... rola até um teatrinho... com sonoplastia e tudo mais... muito legal. 



             No tur habitual tem degustação de dois rótulos (bem ruimzinhos). Ao término, fomos encaminhados à nossa degustação, contando com a presença da somelier da casa, neste momento degustamos 5 vinhos, contando com a tábua de queijos, que além da taça vc a leva também. Quem for comprar os vinhos na vinícula e tiver feito a degustação, tem direito a um desconto no vinho Marques de Casa Concha. Voltamos p casa fizemos omelete e fomos dormir cansadisssimos!!.




                            DOMINGO 02 - 9º DIA - SAN FERNANDO

             Hoje foi muito especial, fomos a San Fernando. Acordamos as 6 e saimos as 7 e meia dirigindo 2 horas por uma estrada muito boa e agradável, mas com 2 pedagios para ir e 2 para voltar (2000 pesos e 800 pesos). No dia anterior reservamos as 11:30hs na vinícola Casa Silva e as 15hs na Viu Manent. Apesar da Casa Silva ser antes de San Fernando, passamos primeiro na cidadezinha. Era domingo e nao tinha nada aberto, só havia uma corrida de bike. A cidade é minúscula e não tem como se perder. Ela parece um típica cidade de interior de MINAS GERAIS com uma pracinha da prefeitura e uma igreja católica. Há uma igreja linda no centro para tirar fotos que nao sei de qual denominação é, mas está danificada pelo terremoto e nao dá para entrar. FOI DIFÍCIL ATÉ ACHAR UM LUGAR PARA TOMAR UMA CAFÉ EXPRESSO (Av principal 850 pesos o pequeno e 1850 o grande)


            Voltamos sentido santiago por uns 2 Km e  do outro lado da rodovia, ela, a fantástica Casa Silva: uma bodega com 750000 hectares plantados de extrema qualidade. Conheci o sommelier brasileiro da Casa Silva(Efraim Moraes) na Lidador há 3 meses atras e ele me prometeu mandar um email pedindo um tour mais VIP. Dito e feito: mandei um email para ele alguns dias antes, e ele me confirmou. O TOUR FOI MEGA VIP. Que recepção da senhorita ISABEL!! Teve muita paciência, só esteve com nós 4, foi solícita e muito simpática, ficando conosco 1:30hs!!! Vá e se surpreenda em ver o quão manual é a produção de seu vinho TOP o "ALTURA". Vimos inclusive BEM NO FUNDO E DEBAIXO DA TERRA  o local em que guardam suas garrafas ainda sem rótulo após 18 meses em carvalho e 4 anos na garrafa!!!!UM TESOURO!!!!
            Tire muitas fotos pois a propriedade é espetacular!!!!



            O passeio termina com a visao do hotel da Casa Silva ---> O QUE QUE É ISSO!! - Um lugar bucólico que parou no tempo!!! Decoração antiga em um casarão que respira história e tradicionalismo. Quartos espaçosos com regalias como travesseiro de penas de ganso e colchoes felpudíssimos!!! JARDINS espetaculares e o principal........OS DETALHES demonstram o carinho com que o local foi preparado.OBS: Nao me lembro o preco da diária!!! mas nao era muuuuito cara nao!!! vale a pena conferir!!! quem sabe não da para passar uma noite??


            Para finalizar, a degustação!!! se nao me engano sao 22000 pesos para vinhos gran reserva e 14000 para vinhos reserva por persona. O melhor veio agora.....O contato q fiz com Efraim rendeu a inserção do vinho Microterroir (um premium acima dos gran reserva- segundo mais conceituado de toda Casa Silva) na degustação. Gente QUE DEGUSTAÇÃO. A Ruth gostou tanto que  levou um gran reserva Sauvignon Blanc. Nós amamos tudo mas sem duvidas eu digo, e nao é pelo preco, mas eu nunca coloquei na minha boca nada como o Microterroir...... Senhores não consigo explicar a sensação...!!!! A Guia Isabel disse q ela gosta mais dele do que do TOP (o Altura). Termine a visitação visitando os vinhedos de carro até chegar no campo de pólo!!!LINDO!!!! APROVEITE  para tirar fotos da famosa CASA que vem nos rótulos dos vinhos Santa Helena!!!! A Bodega deles é do lado da Casa silva!!!!!


            De la voltamos para o centro de San Fernando e fomos a uma padaria pois estava tudo fechado (era domingo). Pedi empanadas de carne picada e pedi paes q fossem tipicos do Chile!!! a moça me deu uns sonhos estranhos mas era bom.
            Partimos em direção à cidade de San Fernando, na Vinícula Viu Manet... Num caminho estranho e pedregoso até chegar à entrada da vinícola!! Uma graça...Uma loja bem legal e uma boa guia. Um charme o passeio que é bem mais curto mas tem 2 atrativos legais........ Os vinhedos são conhecidos de charrete!!! um charme e super romântico !!! 



                A primeira prova de seus vinhos se dá pela retirada diretamente  enchido a taça dos imensos tonéis de aço inox... se soubéssemos que podíamos tirar de lá o quanto quiséssemos... tinha enchido a taça até a última gota na maior cara de pau.... Nesta vínicula pode-se encontrar as parreiras mais antigas do Chile... com mais de cem anos de idade. 





                    Quanto à degustação (é claro que fizemos), pra quem pensou que ia ficar so naquele tiquinho de vinho que tiramos do tonel.... veio a guia nos apresentando outros 5 rótulos.... incluindo o Single Viniard, que é o fabricado com as mais antigas parreiras citadas acima. no mesmo complexo, tem um grande galpão.... que é tipo um mini museu das peças que se fabricavam o vinho antigamente... tem tambem um grande janelão com uma vista incrivelmente incrível, possibilitando tirar belas fotografias. Compramos 2 secretos (por 10000 pesos cada), valeu muito a pena.



            Já que você está por aqui mesmo... aproveite para andar mais alguns quilômetros e conheça a charmosa cidade de Santa Cruz, lá rodamos pouco, é uma típica cidade do interior, o que mais vale a pena por lá é o Museu do Colchagua, que conta a história da região que se desenvolveu apartir do vinho, contudo o museu estava fechado pois era domingo..... lá também tem um Cassino ( Casino Colchagua), que só passamos em frente...


                      SEGUNDA 03 - 10º DIA - PORTILLO 
                                      
            Neste dia acordamos bem cedinho e fomos em direção à Portillo, mais especificamente no Hotel Portillo, que fica ha mais ou menos 2:30 de Santiago e a apenas 6 quilomêtros da divisa da Argentina.. Em certo trecho da estrada você sera abordado por policiais que o orientarão se ha ou não necessidade do uso de cadenas (que são correntes acopladas ao pneu do carro, para auxiliar a subida no caso de neve ou gelo na estrada). A paisagem no caminho como sempre é estonteante.... e vc é praticamente obrigado a parar, quando ja está quase quase chegando ao hotel, para tirar uma foto dos famosos caracoles... é de tirar o fôlego!!! muito legal mesmo! mas atenção, pois a estrada é muito perigosa.



 Sem  dúvidas Portillo é o local mais bonito que ja vi na minha vida!!!

            Aí vai o hotel.... Olha eu empurrando ele!!!

             Nao entramos (CALMA AE!!!!), pois tentamos reservar o quarto "POPULAR", que é um cubículo chamado INCA com beliches para 4 pessoas e banheiros coletivos, e não conseguimos. MAS LIGUE, POIS EM UM DOS DIAS QUE FICAMOS AQUI TINHA 1 QUARTO LIVRE (130 dolares por persona), fizemos a reserva mas ela nao foi efetivada pois dei o numero do VISA TRAVEL MONEY que nao passou ( só passa tarjeta de crédito).........então perdemos a vaga. A diária inclui 4 refeições + os tickets dos ascensores para esquiar. OBS: pedindo com carinho a recepcao deixa ir ao banheiro.....

            A área em que se pode ficar se não nos hospedamos no hotel é bem pequena e limitada. Mas tem um cantinho de Deus onde voce pode se sentar em umas pedras e fazer um PicNic. Sugestão: copie o Eduardo gelando o suco na geladeira natural (NA NEVE).
            Nessas horas é melhor ser mochileiro do que hóspede...... Foi aqui que criamos o BRIAN o nosso melhor boneco de neve da vida.




            Bom, voltando ao CALMA AE: antes de ir embora, seguindo um conselho da funcionária que nos deixou tirar foto mais perto da Laguna Inca, deixamos  o Du e a Ruth no carro (Uma pena que o Du tava passando mal), entramos no hotel e pedimos à atendente para nos deixar comprar um café lá. Ela disse para subirmos um andar e entrar no bar. FELIZMENTE  nao vimos que o bar estava à esquerda e acabamos entrando à direita em um ambiente "pré restaurante" onde havia um garçon servindo cafás e chás. Assim que me aproximei dele ele reconheceu a camisa e disse CRUZEIRO!!! MONTILLO!!!

              Pedi um café, nao, DOIS e perguntei quanto era e ele ficou calado. Com a pergunta "onde estava o azúcar, ele me perguntou:
            - Vc esta hospedado no hotel?? respondi a verdade: NAO, mas a atendente disse que poderíamos comprar um café e então ele disse: - Não há problema, quer café grande ou pequeno!!! - Dois grandes!!!, respondi. Entao dei-lhe uma nota de 2000 pesos e ficamos tranquilos, tomamos cafe com uma vista linda da  Laguna Inca e pudemos ir até ao VARANDÃO TIRANDO LINDAS FOTOS.



OBS: se conseguir entrar ande com confiança, tipo O IMPOSTOR, para que nao te percebam.

             Voltamos pegamos o Du e a Ruth no carro e voltamos para casa!!!
Preço:  1 - café: 0 pesos
            2 - Gorjeta: 2000 porque eu quiz dar
            3 - carro 5 diárias por 7 dias dividido por 4 pessoas. (26000 x 5) / 7 = 18572 pesos / 4 personas = 4643 pesos ou menos de 10 dólares por persona  


DICA: Com tempo hábil, vc pode ir ate a fronteira com a Argentina tirar umas fotos ou quem sabe até chegar no pé do monte Aconcágua.


    TERÇA 04 - 11º DIA - FARELLONES E VALLE NEVADO


            Neste dia só pra variar, acordamos bem cedinho e fomos em direção à Farellones e Vale Nevado.                       Estávamos de carro e tínhamos estudado o caminho antes de sair do hotel... contudo nao contávamos com as placas malucas de Santiago... que fIzeram com que nós nos perdêssemos com louvor, mas obstinados, não desistimos...
          Enfim chegamos à Farellones.. é uma estrada estreita, perigosa... mas não é impossível... quando então... adivinha? acabou a neve. Isso mesmo. tanto esforço pra nada. Tínhamos estado lá a uma semaninha atrás e tudo funcionava a pleno vapor... e foi só a gente ir.. pra quê? nem um floquinho no chão.....

       Mas como já havia dito, somos determinados e não desistimos jamais (obs: depois de ja ter perdido do jeito que perdemos qualquer coisa valia apena... ). Foi então que decidimos ir ao Vale Nevado. Sabia decisão. O Vale Nevado é relativamente próximo de lá, só que está muito, muito mais alto... Ainda bem que nosso amigo Du não foi, pois se ele se sentiu mal com a altura de Portillo, meu amigo, sério mesmo; lá tem mais de 3000 metros de altura.


           Mas como Deus é Pai, e não é padrasto, nosso esforço valeu MUITO a pena. O lugar lá estava maravilhoso, e com todos os floquinhos de neve que faltavam em Farellones. E diga-se de passagem nunca senti tanto frio na vida! Acho que todos os brasileiros do Chile tiveram a mesma idéia que nós.... estavam todos lá!!! nunca vi tantos brasileiros juntos, nem na Central do Brasil... nem tive que arrastar meu velho e bom portunhol. Tinha banco Itaú pra todo lado... e até desconto pra quem era cliente... ( o que não era nosso caso, infelizmente). Lá tem muito espaço livre para o turista que não quer esquiar... que só quer apreciar a paisagem, ou também pra fazer atividades como caminhar na neve acompanhados por guia. Tem também uma grande área para iniciantes, e não só aquele curralito que tinha no Colorado, bem como uma area muito boa para ensinar crianças a esquiar.


            Nada como achar pobres mineirinhos (como nós....) e caras de pau... foi através deles que, em uma área a direita do belíssimo hotel, fizemos um divertidíssimo esquibunda... não se empolgue demais, pois logo a frente tem um pequeno abismo de uns 200 metros... e quem sabe.... Pois é, mas como alegria de pobre dura pouco, não demorou muito pra chegar um funcionário do hotel nos solicitando gentilmente que saíssemos de lá. Mas valeu o momento, foi muito legal mesmo.




            Nas proximidade do hotel tem vários restaurantes, para vários tipos de gostos e bolsos. Nós comemos um gostoso sanduíche com papas fritas, que tinha um precinho camarada. (pelo local)
            Não animamos esquiar novamente, pois falando sério, estávamos com o corpo extremamente dolorido ainda, resultado de nossas aventuras no Colorado.

            Ao anoitecer, encontramos com nossos amigos Ruth e Eduardo e fomos em direção ao Pátio Bella Vista. No caminho paramos para degustar os famosos sorvetes do Empório La Rosa, que fica na junção da Calle Merced com Calle Monjitas, onde tem o melhor sorvete da cidade  e ainda a vista do Parque Florestal no fim da tarde. Delícia!!

            O Pátio Bella Vista é um Mini shopping a ceu aberto com galeria de arte, artesanato, bares e restaurantes. Dica: Celtika, um bar irlandes com excelente culinária e mais de 50 espécies de cerveja; Lá tem várias lojinhas de artesanato.




                     QUARTA 05 - 12º DIA - SANTIAGUINO


                  Bom dia....Bom dia mesmo!!!! começamos bem o dia...Devolvemos o carro nessa manha....sem estresse......pegamos o metro vermelho para estação Los dominicos. Em frente, o Centro Artesanal Los Dominicos, um lugar fantástico,  próximo a cordilheira, ao lado de uma igreja católica. Tem uma feira de artesanato imensa com muuuuita variedade... Alguns preços artísticos, mas muitas bobaginhas, opções interessantes e oportunidades de boas fotos. Converse com um artesao de instrumentos musicais, um cara simples, muito talentoso e que sabe viver bem a vida. Se der compre algo legal...Tem muuuita coisa bacana.

          Voltando de metro, fomos ate o Mercado Central point tradicional do centro chileno. O lugar é lindo e muito histórico. A parte externa é cheia de sujinhos baratos mas desconhecidos. Sua culinária interna tem melhor aparência e é dominada  pelo restaurante Donde Augusto. Resistimos os diversos garçons q nos abordam insistentemente pois sabíamos q é bem mais caro. Seguimos até o Joya do Pacífico onde fomos muito felizes. Fomos abordados por ALBERTO, UMA FIGURA RARÍSSIMA. O restaurante é muito bom, com opções de frutos do mar e peixes muito gostosos e extremamente bem servidos e de bom preco mas, ESSE CARA E FANTÁSTICO - morou no Brasil e ama paçoquinha!!! Se der, da uma moralzinha p ele. Fica conversando com ele que vale muito a pena!!!! Vai aí uma piada dele: VC SABE PARA QUE SERVE A CORDILHEIRA DOS ANDES?? PARA DEIXAR OS ARGENTINOS BEM LONGE DOS CHILENOS!!!



            Há cantores populares que fazem um bom show e o eduardo deu 2 dolares para eles cantarem muito bem uma música em espanhol que ele conhecia...Demais!!!
             De la seguimos para La Chascona mas por nao encontrar-mos vaga agendamos para o próximo dia e seguimos para o funicular que sobe para o Cerro San Cristobal!!! DECEPCAO: O funicular estava estragado (DESDE O TERREMOTO) !!!! Mas pelo menos havia um ônibus para subir pois nao da para subir a pe!!!Talvez descer dá!!!



                  No ônibus um bom artista de rua fazendo flauta e violao ao mesmo tempo tocou pra galera inclusive "Somewhere over the Rainbow". Aí que foi show..... Ao ir passar o chapéu das "propinas" ele deixou o violao com o Eduardo.......Aí foi só festa!!! puxamos um louvor e até chegar lá em cima o show foi por nossa conta!!!!VALEU DUUUUUUU!!! 

                      A vista de lá é maravilhosa... do alto resta subir mais e mais escadas, e la em cima tem uma grande imagem de uma santa local... de lá dá pra ter uma vista mais estonteante ainda.... muito bom passeio, e o melhor... de graça, pois não cobraram para subirmos e descermos de onibus....



            Voltamos para o hotel... foi só o tempo de dar um trato no visual e seguir novamente para a rua... fomos em direção ao famosíssimo restaurante Bali Hai..... para fechar com chave de ouro o nosso passeio. O lugar fica na Avenida Cristobal Colon 5146, (metro Escuela Militar e mais uns 5 minutos de taxi), e é um espetáculo em cada centímetro do lugar... a começar pela entrada... que é toda revestida por corais de verdade....


            Ao entrar, vc fica maravilhado com a decoração... que não deixa um espacinho sequer sem enfeites.... tem decoração inclusive cobrindo todo o teto... vc ganha até um colarzinho de conchas for free. . Você assiste durante o jantar um show com todas as danças típicas do Chile, inclusive da Ilha de Páscoa!!!  No Jantar é servido uma entrada, prato principal, sobremesa e um drink, sendo aproximadamente 250 reais o casal. É meio carinho mas vale muiiitttoo a pena. Os bailarinos são inspiradíssimos, sem contar que a banda toca e canta músicas até no dialeto usado da ilha de páscoa. 
              
                De vez em quando os bailarinos pegam um dos fregueses para dançar..... e no nosso caso, pegaram o Du! foi hilário!!!!!

            Uma crítica, se me permite dizer.... é que o show é muito curtinho!!! eu esperava assistir umas 2 horas ou mais de apresentações... mas não durou 1 hora.... depois eles colocam musica, com DJ e tudo mais... e o ambiente se transforma numa danceteria... não muito boa, pois o espaço para os fregueses dançarem é pequeno... so o tamanho do palco mesmo... Desta forma, e como já estávamos com as baterias fracas... voltamos pro hotel de taxi e tivemos nosso merecido descanso.



                     QUINTA 06 - 13º DIA - SANTIAGUINO

Hoje, o penultimo dia aqui no Chile

            Saímos as 08:20 em direcao ao Parque O´Higgins. Estava um dia muiiiitttto frio e levemente chuvoso É um parque mais simples, onde se chega pelo metro linha amarela (parque o´higgins).

           
            Chegamos e fomos direto para a Fantasilândia, um parque de diversões que fica la dentro e parece ser bem legal. Infelizmente estava fechado e parece que só abre à tarde em alguns dias (melhor ligar antes). 


       Adentramos o parque e vimos uma bela Arena de eventos (fechada) e andamos por uns 15 minutos até chegar a uma lagoa com pedalinhos (fechados). Tiramos uma fotos na lagoa e só não perdemos a manhã porque havia uma bela formatura militar. A tropa estava bem ajustada e os sargentos Cabos e soldados eram muito gente boa e quiseram tirar foto comigo!!!

            Saimos de la e paramos na estação TOESCA para conhecer o Palácio Cousiño. Pertencia à família da Vinícola Cousino Macul e foi doado ao governo. As fotos eram maravilhosas e por isso fomos até lá, mesmo porque o guia da própria vinícola nos disse que lá estava aberto e era um excelente passeio. MAIS UMA VEZ, infelizmente, apesar de nao haver aviso no site do palácio, O PALACIO ESTA FECHADO PARA REPAROS (o último terremoto parece ter feito muitos estragos por aqui). Antes de ir ligue para ver a disponibilidade.

           Saindo de lá, pegamos o metrô até a estação Baquedano, e fomos até a casa do Pablo Neruda.. La Chascona... tem esse nome em homenagem à  esposa do escritor, pois significa a descabelada... fazendo menção aos seu cabelos... a casa mantém o padrão da outra de Valparaíso..  e é simplesmente incrível por dentro, recheada de obras de arte, história e um ambiente super curioso ... meio sem pé nem cabeça.... mas super interessante. Vale a pena o passeio.


            De lá, fomos ao Palácio La Moneda, lembrando que é imprescindível agendar antes.... tem toda uma burocracia.... preenchimento com vários dados pessoais... isso tudo, por que lá é  a sede do Governo... é lá que o presidente trabalha.... só que é permitido o passeio apenas na parte de baixo do Palácio, pois o presidente fica no segundo andar....  É muito interessante, histórico e vale muito a pena. Há locais extremamente simples e outros com a suntuosidade que um chefe de governo merece!!!


           Embaixo deste Palacío (literalmente embaixo dele), tem o museu La Moneda... mas nós não fomos, pois estávamos muito cansados de tanto andejar..........



                     SEXTA 07 - 14º DIA - SANTIAGUINO



                   Neste ultimo dia... meio corrido por sinal... deixamos as malas prontas... com tudinho pronto... e fomos dar nossa última voltinha.... retornamos a pé até a feirinha de artesanato do Cerro Santa Lúcia... compramos mais algumas lembrancinhas e foi só.... 
               NAQUELAS NUVENS E IMENSIDÃO BRANCA NO AVIÃO ficou a saudade e a cordilheira que aprendemos a admirar, respeirar, temer e a ver todos os dias; obra das mãos de Deus.
           
                  Dedicamos esse relato a todos os mochileiros, a todos aqueles que se apaixonaram por esse jeito de viajar, por esse estilo de vida. A todos aqueles que se comprometem em conhecer profundamente a cultura de um local, comendo o q o povo come, andando em seus transportes e rodando a pé por todo lado. e não somente deixando dinheiro onde a agencia de turismo quer que voce deixe.....

                      Dedicamos esse relato a todos aqueles que escreveram com carinho, nem que fosse um paragrafo de sua viagem ao Chile. Voce nos ajudou imensamente, no planejamento dessa viagem inesquecível.... Foi por GRATIDÃO A Deus e por voces que escrevemos tudo isso!!

            Ficou o gostinho de quero mais... a sensação de dever cumprido... pois fizemos aquilo que acredito eu,  poucos fizeram... andamos e percorremos tudo o que era possível percorrer... neste país surpreendente que superou em muito as nossas expectativas....  Ta aí... espero ter ajudado meus amigos mochileiros...
Hasta la vista!!!



Mais uma chance de se obter o  PROGRAMA que escrevi ANTES da viagem como proposta de passeios (37 paginas -word)

Um comentário:

Eduardo disse...

Realmente a viagem ao Chile foi algo inesquecível. O povo é bastante acolhedor em geral (claro, tirando aquele garçom mal educado..rs), mas nas vinículas provamos e vimos que o Chile tem um dos melhores vinhos do mundo. Foi lá que passei a apreciar o gosto dos verdadeiros vinhos. Acho que o Caleb ainda deve postar sobre as casas de Pablo Neruda, o mais famoso poeta chileno, muito interessante nossa visita lá. Conhecemos umas crianças chilenas (estudantes)onde eu pude mais uma vez praticar meu espanhol. Foi legal, pois eles até pensaram que minha língua realmente era espanhol e quando eu disse algumas frases em português, foi hilário, pois eles não entenderam uma vírgula. Tiramos algumas fotos que ficarão guardadas como lembranças, quem sabe para um futuro próximo quando voltarmos ao Chile e já reencontrarmos estas crianças já adultas..rs (espero não estar tão velho). Realmente foi uma viagem inesquecível, Santiago é uma cidade que pode ser exemplo de limpeza para muitas aqui no Brasil. Quem for (mesmo que não saiba espanhol, pois o chileno é super simpático com brasileiros), não vai se arrepender. Deus abençoe a todos!!